Tecnologia,Exercício e Senilidade Precoce

Michael Merzenich pesquisador neurocientista,em palestra no TED –Monterey 2004,apresentou alguns dos impactos que o uso excessivo da tecnologia em detrimento do uso do corpo pode ocasionar às novas gerações.
O fato de usarmos cada vez menos nosso cérebro em processos que hoje supostamente a garimpagem virtual substitui,diminui os estímilos cerebrais,podendo ocasionar senilidade precoce.

O impacto cognitivo hoje com o uso de buscadores,via internet são enormes e pode causar senilidade precoce. Isto é outra maneira de dizer que nossas capacidades e habilidades são na maior parte moldadas pelo ambiente. Ou seja,quanto menos você usa os cinco sentidos e seu corpo,menos estimula processos cerebrais.

O ambiente também inclui nossa cultura contemporânea que desafia nosso cérebro. Porque o que fizemos em nossa evolução pessoal é construir um largo repertório de habilidades específicas que são particulares de nossas histórias individuais.
E de fato resultam numa maravilhosa diferenciação do ser humano. Cada um de nós tem uma série diferente de capacidades e habilidades adquiridas que derivam da plasticidade,adaptabilidade dessa máquina realmente adaptativa que é o corpo.
No cérebro adulto,é claro que construímos um largo repertório de habilidades e destrezas aperfeiçoadas que podemos desempenhar mais ou menos automaticamente de memória e isso nos define como criaturas agentes,pensantes e em movimento.
Ou seja ao fazer experimentos com macacos,a equipe de Merzenich descobriu que ao reproduzir movimentos repetidos,o macaco desenvolvia uma cadeia de informação desde a ponta dos dedos até áreas específicas do cérebro,remodelando seus processos cognitivos e ativando várias áreas cerebrais.
São mudanças físicas em centenas de milhões,talvez bilhões de conexões sinápticas no seu cérebro. E o nível de construção celular que ocorre é maciço. Pense sobre as mudanças que ocorrem no cérebro de uma criança através de sua aprendizagem de sequências de movimentos genéricos ou quando está adquirindo habilidades de suas línguas nativas. As mudanças são enormes…Vão desde o balbuciar sons até a fala perfeita de palavras,frases,músicas e assim por diante.

Finaliza dizendo:
Se prepare para isso:aeróbica cerebral será parte da vida de todos,em um futuro não distante. Assim como o exercício físico é parte de qualquer vida organizada no período contemporâneo.

Veja mais:

Leave a Reply

  

  

  

You can use these HTML tags

<a href=""title=""><abbr title=""><acronym title=""><b><blockquote cite=""><cite><code><del datetime=""><em><i><q cite=""><strike><strong>